top of page

Como Aprender a Programar?

Por Douglas Teixeira, Yuri dos Santos e Tarik Cesar





Há algum tempo publicamos no blog o artigo Devem Advogados Aprender a Programar? [1]. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre Programação, especificamente Como Aprender a Programar. Além disso, o escopo desta publicação é maior, não valendo apenas para advogados e operadores do Direito, mas para qualquer um que seja interessado no tema.



Por que aprender programação?


Programar não é fácil, não podemos simplesmente dizer o contrário. Contudo o esforço é altamente compensatório. Aprender programação traz inúmeros benefícios. Apresentaremos três que achamos mais importantes.


Em primeiro lugar, o aprendizado de programação ajuda no desenvolvimento de raciocínio analítico, na maior atenção a detalhes, e a pensar de forma organizada e ordenada. Mesmo pessoas que aprendem programação, mas que não seguem carreira em computação, dizem que a forma lógica e organizada de pensar conduz a aperfeiçoamento em outras áreas.

Segundo, aprender programação é uma habilidade cada vez mais procurada no mercado de trabalho. Frequentemente, profissões na área de informática são ditas serem "as profissões do futuro" e, de fato, a demanda por profissionais de tecnologia tem crescido bastante. Em muitos campos a oferta de profissionais das áreas de tecnologia não tem sido suficiente para suprir a demanda [2], o que tem levado muitas empresas a buscar profissionais em outros campos ou até em outros países. Ao que tudo indica, a demanda por esses profissionais aumentará globalmente, [3] abrindo oportunidades de emprego em toda parte. Além disso, por causa da alta demanda, os salários na área de tecnologia tendem a ser altos se comparados aos de outras áreas.


Entre as habilidades mais valiosas de qualquer profissional na área de tecnologia, o conhecimento em programação é, sem dúvidas, uma das mais importantes (senão a mais importante). Isso se deve ao fato de que o conhecimento de programação permite a criação de soluções para os mais variados tipos de problemas, algo que empresas de modo geral valorizam muito.


O terceiro benefício de se aprender programação (relacionado a essa capacidade de criar soluções que acabamos de mencionar) é a capacidade de transformar ideias em realidade. Se você quer criar um aplicativo, abrir um negócio que dependa de tecnologia ou automatizar aspectos do seu trabalho, saber programação será crucial para seu sucesso. Mesmo que você decida contratar profissionais para cuidar da parte tecnológica do seu negócio, saber programação te ajudará a dialogar com esses profissionais de forma mais efetiva.

O que é Python?


Para aprender a programar temos que nos fazer valer de uma linguagem de programação. Algumas pessoas aprendem C, outras apenas Portugol. Porém acreditamos que o Python é um caminho mais fácil para começar.


Em poucas palavras, Python é uma linguagem de programação

  • de propósito geral;

  • interpretada;

  • e dinamicamente tipada.

Existem linguagens de programação de propósito geral e de propósito específico. Por exemplo, SQL é uma linguagem de domínio específico. Ela é usada única e exclusivamente para realizar consultas em bancos de dados. Outro exemplo desse tipo de linguagem é AWK, que foi projetada para ser uma linguagem para extração de texto e geração de relatórios. Python, por outro lado, é uma linguagem de propósito geral. Ela te permite escrever programas que resolvem problemas dos mais variados domínios. Você pode, por exemplo, escrever programas para processamento de texto, criar jogos, lidar com cálculos intensivos, dentre outros.


Python é uma linguagem interpretada. Isso quer dizer que os programas Python não executam diretamente no hardware da máquina, eles são executados por um "computador virtual" chamado interpretador. Normalmente, um programa Python é executado por meio de um comando como este: python programa.py. O que este comando está fazendo é invocando o interpretador Python, convenientemente chamado de python para que ele leia cada um dos comandos contidos no arquivo programa.py, execute esses comandos, e retorne os resultados. Do outro lado do espectro temos as linguagens compiladas, como C, Golang e Rust, por exemplo. Um programa em uma linguagem compilada é compilado para código de máquina, que é então executado diretamente no hardware da máquina.


Python é uma linguagem dinamicamente tipada. Isso quer dizer que as variáveis em Python não precisam ser declaradas com um tipo específico. Além disso, elas podem mudar de tipo durante a execução do programa.


Em linguagens estaticamente tipadas como C, C++ e Java, o tipo das variáveis deve ser indicado no momento de sua declaração, como abaixo:


int var = 0;


Se, posteriormente, decidirmos alterar o conteúdo de var para "Brasil", o compilador rejeitará o programa acusando um problema com o tipo de var.

Em Python (e em outras linguagens dinamicamente tipadas), por outro lado, o código abaixo é perfeitamente válido:


var = 0

var = "Brasil"


Se você não entendeu perfeitamente as explicações acima, não se preocupe. Estes conceitos ficam mais claros conforme o aprendizado em programação. Ao final deste texto temos uma sugestão de curso no qual você poderá adquirir familiaridade com a lógica de programação a partir da criação e da execução de programas em Python.


Por que aprender Python?


Python ocupa hoje uma posição única no cenário de linguagens de programação. Python é uma linguagem simples e fácil de aprender. Quem já tentou aprender C ou C++ sabe que as particularidades da linguagem em si tornam o aprendizado de programação muito mais desafiador. Com Python, pelo fato de a linguagem ser simples, o aprendizado dos conceitos de programação e algoritmos assumem o papel principal que lhes é devido na trajetória de aprendizado de alguém.


Python possui um número gigante de bibliotecas disponíveis, o que facilita muito a criação de programas na linguagem. Para muitas tarefas, você encontrará uma biblioteca pronta que facilitará muito sua vida. Com isso, você não precisa ficar reinventando a roda toda vez que quiser escrever um programa para resolver um problema específico.


Além disso, Python é atualmente a linguagem mais usada em Ciência dos Dados, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Se você deseja se aventurar por uma destas áreas, aprender Python é praticamente um pré-requisito.


Agora que você já sabe os benefícios de aprender a programar em Python, que tal começar sua jornada de aprendizado? Deixamos aqui nossa sugestão, um curso de qualidade, gratuito, com exercícios, com vídeo aulas e integralmente em Português.[4]


Referências

[1]




[4]

bottom of page