DTIBR News #19




Ok, talvez um computador quântico esteja sendo usado para te vigiar e roubar informações suas! Bom não, não está não, mas hoje temos várias coisas que você deve se preocupar. De uma olhadinha:


Se quiser acompanhar nossa newsletter ou nosso trabalho, só se cadastrar no nosso site https://www.dtibr.com/ ou nas nossas páginas no Linkedin, Twitter e Youtube procurando por @centrodtibr

 

## Start worrying and learn to love the Quantum Computer: O Presidente americano Joe Biden assinou um Memorando de Segurança Nacional requerendo que agências governamentais americanas comecem a implementar medidas de segurança para riscos de segurança nacional relacionados com Computadores Quânticos. O memorando descreve riscos para computadores quânticos cripto-analiticamente relevantes, como por exemplo, sua capacidade de interromper criptografia de chaves públicas, enfraquecimento dos sistemas de supervisão e controle civil e militar ou ainda derrotar protocolos de segurança para transações. A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA) e o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) já estão desenvolvendo padrões técnicos para segurança relacionados a computadores quânticos.

 

## Eu sei o que você fez no ano passado: A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos anunciou um acordo com a empresa NVIDIA. devido a sanções a empresa por divulgações inadequadas do impacto da mineração de criptomoedas no mercado de jogos. A Empresa não teria divulgado que o crescimento da receita da empresa teria vindo de vendas de GPUs para mineração de criptomoedas. A SEC considera esse mercado volátil para investidores. A multa a ser paga é por volta de US$ 5,5 milhões por violações de várias seções do Securities Act e do Exchange Act.

 

## Concorrência e/é Proteção de Dados? Empresas de tecnologia terão uma nova legislação concorrencial para se preocupar no Reino Unido. A Nova Unidade de Mercados Digitais (DMU) ter´´a poderes para reprimir práticas predatórias de empresas do certo, assim como multar tais empresas em até 10% de seu faturamento global se não cumprirem os regulamentos. Além de objetivos concorrenciais, o DMU também visará garantir aos usuários mais controle de seus dados, em mais uma rodada de normatização concorrenciais também se relacionando com Proteção de Dados e direitos do consumidor.

 

## Golpes online são quase tão depressivos quanto a guerra, quase: Como em tudo mais, golpistas online tem usado a guerra na Ucrânia como vetor de esquemas. Dezenas de sites de caridade falsos foram estabelecidos para enganar pessoas que querem doar para a Ucrânia e refugiados da guerra. Alguns inclusive usam a marca de instituições de caridade mais conhecidas. Alguns sites utilizam imagens reais de Facebook de ucranianos enquanto outros se passam eles mesmos como refugiados.

 

## Golpes online são tão depressivos quanto abrir chamado para suporte de TI. Outro esquema que tem se alastrado é o de pessoas que se passam por consultores de investimentos e se oferecem para ajudar pessoas a configurar novos tais investimentos por meio de plataformas de reuniões online. Eles pedem à vítima para compartilhar a tela e habilitar o acesso remoto. Ao fazê-lo perde-se o controle do dispositivo e, potencialmente, de sua conta bancária. A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) britânica, por exemplo, alertou que tiveram 2.100 casos relatados desse esquema desde julho de 2020. É bom lembrar que software de acesso remoto é uma ferramenta legítima, em particular usada para serviços como suporte de TI para solucionar problemas sem demandar presença. Mas como tudo em sistemas online, pode ser abusado.