top of page

EDITAL LI_LAB



Sobre o LI_LAB

O Centro de Direito, Tecnologia e Inovação - DTIBR, em parceria com o DTEC-UFMG, faz saber aos interessados que até o dia 08.07.2022 estarão abertas as inscrições para a seleção de pesquisadores voluntários para o projeto permanente Legal Informatics Laboratory do DTIBR ou LI_LAB.


Nos últimos anos, áreas como inteligências artificial, computação em nuvem, blockchain, IoT, cibersegurança e engenharia de dados têm impactado de forma significativa o mundo jurídico. Por um lado, a demanda por profissionais capazes de compreender e de discutir estes assuntos com profundidade tem crescido, tanto no setor público quanto no privado. Por outro, a interface entre Direito e Tecnologia tem assumido grande relevância acadêmica, muito embora, ao menos no Brasil, ainda sejam poucos os estudos que se dediquem a tratar de ambas as áreas com igual nível de profundidade.


Neste contexto, o LI_LAB foi criado para ser um laboratório de pesquisa de ponta em Direito e Ciência da Computação, composto por profissionais e pesquisadores das duas áreas, além de um ambiente livre e colaborativo para troca de conhecimentos, suporte mútuo e networking.


Para mais informações, você pode consultar o site do DTIBR, nos contactar no e-mail lilab@dtibr.com ou entrar no nosso Discord.


I. Condições para participar da seleção

Poderá se inscrever qualquer pessoa interessada na interface entre Direito e Ciência da Computação, independentemente do grau de formação e do nível de conhecimento. Experiências profissionais ou acadêmicas em alguma das duas áreas serão consideradas diferenciais.


II. Objeto

Constitui objeto do presente edital a seleção de pesquisadores voluntários para participar das atividades do LI_LAB.


III. Seleção

A seleção será realizada em duas fases. A primeira consistirá de análise de currículo e entrevista online, a ser realizada entre os dias 09.07.2022 e 29.07.2022. O link de acesso e o horário da entrevista serão informados por e-mail, por meio de mensagem enviada ao e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição.

A segunda etapa será distinta para candidatos com ou sem experiência prévia em programação.


III.a. Candidatos com experiência de programação

Os candidatos que tenham comprovada experiência de programação não precisarão participar do curso introdutório de programação em Python, mas deverão comprovar sua experiência documentalmente ou por meio de avaliação a ser conduzida pelos coordenadores do LI_LAB.


III.b. Candidatos sem experiência de programação

Os candidatos que não tenham comprovada experiência com linguagens de programação deverão participar de um curso introdutório de programação em Python, ministrado pelos membros do LI_LAB. O curso será dividido em nove encontros com duas horas de duração cada, sendo que a aula inaugural ocorrerá no dia 19/08/2022. As reuniões serão semanais, às quintas-feiras de 19h00 às 21h00. As datas e horários das aulas poderão ser estabelecidos ou alterados a critério da coordenação do LI_LAB.

O curso introdutório conterá atividades avaliativas às quais será atribuída pontuação de 0 a 100. O pesquisador que obtiver pelo menos 60 pontos será aprovado e, a partir daí, poderá participar do LI_LAB como pesquisador voluntário.


IV. Inscrições

As inscrições deverão ser feitas impreterivelmente até 23h59 do dia 08.07.2022 por meio do preenchimento do formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/p6EVD3Cfyxgqsd6XA.

O candidato deverá preencher seu nome completo, seu e-mail e cinco sugestões de datas e horários para realização das entrevistas. As entrevistas poderão ou não ser realizadas nas datas sugeridas.


O candidato deverá, ainda, anexar seu currículo em formato PDF. O tamanho do arquivo não poderá execeder 10MB.


V. Classificação

O resultado final da seleção será divulgado:

  • Até o dia 07.08.2022, para candidatos com experiência em programação;

  • Até o dia 01.12.2022, para candidatos sem experiência em programação.

A divulgação se dará por meio de mensagem enviada ao e-mail informado pelo candidato e pelo website do DTIBR.


Os candidatos que não se classificarem dentro do número de vagas disponíveis poderão compor cadastro de reserva, sendo convocados para preenchimento de vagas remanescentes que venham a surgir no futuro.


VI. Disposições finais

O ato de inscrição implica o conhecimento e a integral concordância do candidato com as condições estabelecidas neste edital. Eventuais dúvidas e casos omissos serão decididos pela coordenação do LI_LAB. O número de selecionados será definido pela coordenação do LI_LAB, a seu exclusivo critério.


Eventuais dúvidas poderão ser sanadas por meio do e-mail lilab@dtibr.com. Mais informações eventualmente poderão ser divulgadas no site e nas redes sociais do Centro DTIBR.

bottom of page