top of page

DTIBR News #9



Estava com saudades de casos ransomware? Nós também não, mas o objetivo é informar e a epidemia de ransomware continua.

 

## Um tipo de vírus diferente na Saúde: Na madrugada desta sexta feira foram atacados o site do Ministério da Saúde e o site do ConecteSUS. Nas duas páginas, foram deixados pelos atacantes que os sites sofreram um ataque de ransomware e que por volta de 50 TB de dados teriam sido copiados e apagados. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque. Isso significa mais uma falha de cibersegurança no âmago do Estado Brasileiro.

 

## Nem tudo são flores para gangues de Ransomware: O General Paul M. Nakasone, chefe do Comando Cyber dos Estados Unidos, confirmou que sua agência está indo atrás de gangues de ransonware para proteger infraestrutura e interesses americanos. Essa é a reação do governo americano desde o evento de ataque a Colonial Pipeline. Não foram oferecidos detalhes maiores das operações, mas assume-se que os ataques punitivos ao grupo REevil que readquiriram boa parte do montante pago ao grupo durante a Colonial Pipeline é um dos exemplos da reação até agora montada.

 

## Tech (not) Cold War: Muito provavelmente os Estados Unidos irão colocar a empresa de inteligência artificial e visão computacional chinesa SenseTime na lista negra de investimentos, segundo o Financial Times. O Tesouro americano também dará à empresa o status de parte do Complexo Militar Industrial da China. Empresas na lista negra não podem receber investimentos norte-americanos. A empresa foi pega de surpresa segundo as fontes da revista e estava finalizando seu IPO em Hong Kong a qual tinham potenciais investidores americanos.

 

## Nada de Pizza para Amazon na Itália: A Amazon foi multada pelas autoridades antitruste italianas em 1.2 bilhão de dólares. A alegação é que a empresa abusou de domínio de mercado ao promover seu próprio serviço de logística obrigando empresas locais a usarem o serviço FBA (Fulfilment by Amazon) para poderem participar da venda de produtos de entrega Prime e participação nas vendas da Black Friday. A empresa discorda da decisão, a considerando “injusta e desproporcional” e entrará com recurso. Já é a segunda multa que a Amazon recebe de reguladores italianos nas últimas semanas, tendo sido multadas por restringir vendas de fone de ouvido Beats apenas alguns varejistas selecionados.

 

## Cortes Privadas e Ayahuasca: O Comitê de Supervisão da Meta determinou que a rede social instagram deve restaurar um post de uma conta brasileira que falava de Ayahuasca que foi removida em julho passado. O Comitê é um órgão independente que funciona como uma “alta corte” de decisões. Ele é formado por 20 membros, com ativistas de direitos humanos, ex-juízes, advogados, entre outros e suas decisões são consideradas finais. No caso da Ayahuasca, o post foi apagado após ter sido revisado por moderador humano e deletado sob a justificativa que incentivava uma droga não medicinal violando as diretrizes do Facebook/Meta. A decisão do comitê, contudo, foi que as regras do Instagram cobrem apenas a compra e venda de drogas ilegais e sob receita, e que gera-se preocupação que a empresa aplique tais regras esquecendo-se de usos tradicionais e religiosos da substância. Além disso, não houve informação à usuária de quais regras foram violadas.

 

bottom of page