top of page

DTIBR News #6



Hoje, finalmente, não temos ransomware! Só um possível spyware. Mas também tem big tech, IA e cripto.


 

## A Discord desistiu de seus planos para integrar NFT e criptoativos de acordo com o CEO Jason Citron. No Twitter ele escreveu: “Não temos planos para lançar este conceito interno. Por enquanto, estamos focados em proteger os usuários de spam, golpes e fraudes. A Web3 tem muitas coisas boas, mas também muitos problemas, e precisamos trabalhar em nossa escala. Mais em breve. "De maneira geral havia rumores sobre integrar essas funções ao Discord, rumores aumentados por uma captura de tela compartilhada pelo próprio CEO com uma integração entre dois aplicativos de carteira de criptomoedas diferentes. Esses rumores não tinham sido bem recebidos nas redes sociais e mesmo por funcionários da empresa.

 

## Sim o Twitter continua estudando cripto. O Twitter estabeleceu um time dedicado a aplicações de cripto, blockchain e outras aplicações descentralizadas "para além do criptomoedas". Os objetivos são explorar como utilizar essas aplicações para gerenciar bens virtuais e moedas, além de apoiar o trabalho de criadores e suas comunidades. A empresa irá começar a explorar pagamentos e outras formas de pessoas criarem conteúdo de forma a ganharem criativos.

 

## Uma semana mais ou menos para o Google nas cortes de justiça europeias. A Corte Geral Europeia recusou a apelação feita pela Alphabet/Google contra a multa de 2.77 Bilhões de Euros por violações concorrenciais na União Europeia dada pela Comissão Europeia. A empresa ainda pode realizar nova apelação à Corte Europeia de Justiça, que serve como última jurisdição, mas apenas questionando questões legais do caso e não mais os fatos. Por outro lado a Google teve boas notícias do outro lado do canal da mancha. A Corte Suprema do Reino Unido bloqueou um processo de privacidade e proteção de dados movida contra a empresa por suposto rastreamento de informações de milhões de usuários britânicos do Iphone sem consentimento destes. Foi alegado no processo coletivo que a atividade causou sofrimento e danos materiais e buscava compensação aos 4.4 milhões de pessoas consideradas atingidas. O painel de cinco juízes deram a decisão contrária à pretensão pois não houve nenhuma tentativa de provar a existência dos danos materiais e emocionais argumentados.

 

## De volta à Europa continental, a segunda fase da estratégia nacional francesa de IA com o investimento de mais de 2 bilhões de euros começará. O grosso do investimento virá de fontes públicas, algo por volta de 1,5 bilhão de euros, enquanto os outros 500 milhões virão de financiamento privado. A ênfase do investimento é na formação de talento. Por volta de 2000 estudantes de graduação, 1500 mestres por ano e pelo menos 15 top cientistas globais até 2025.

 

## No Brasil, a corte do TCU seguiu o parecer do ministro Bruno Dantas e suspendeu o pregão de licitação do Ministério da Justiça para compra de um sistema espião chamado Harpia. Houve forte pressão da sociedade civil, do MP e figuras políticas como Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para a não realização do pregão, após as revelações relacionadas a casos de espionagem feitos pelo grupo Pegasus que até então concorria no pregão. Embora o grupo tenha se retirado, atores interessados criticaram que o próprio edital e seu objeto apresentam problemas e riscos à democracia brasileira.

 

bottom of page