top of page

DTIBR NEWS #22



Estamos de volta com as notícias da semana! Hoje temos o talvez fim da era do ouro nos criptomercados, inteligências artificiais se dizendo sencientes e algumas oportunidades bem legais!


Se quiser acompanhar nossa newsletter ou nosso trabalho, só se cadastrar no nosso site https://www.dtibr.com/ou nas nossas páginas no Linkedin, Twitter e Youtube procurando por @centrodtibr


 

## Criptomoedas foram vendidas como solução para os problemas que existem quando se tem um Banco Central. Agora elas demonstram a razão da existência dos bancos centrais. Fenômenos típicos financeiros como corridas aos bancos estão sendo reproduzidos agora nesses mercados. O preço do Bitcoin caiu para seu menor nível em vários anos. A Coinbase, principal entidade de trocas de moedas também está perdendo valor rápido, stablecoins, supostamente estáveis mostraram que são tudo menos estáveis. Por volta de 2 trilhões de dólares de valor de mercado desapareceram.

É importante notar que a queda dos mercados de cripto fazem parte de um processo maior de investidores diminuindo investimentos de risco após a guerra na Ucrânia, os problemas nas cadeias de suprimento globais, aumentos de taxa de juros no mundo desenvolvido. O quanto os mercados de cripto irão continuar a cair não se sabe ainda.

 

## ITS ALIVE!!! or not. O Engenheiro Black Lemoine, da Google, se convenceu que um sistema de IA a qual interagia estava vivo. O modelo LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) foi considerado pelo engenheiro um ser consciente após uma entrevista onde o modelo teria dito coisas como “A natureza da minha consciência/senciência é que eu tenho conhecimento da minha existência, eu desejo aprender mais sobre o mundo, e eu às vezes me sinto feliz ou triste.” Quase unanimidade entre pesquisadores de IA é que não há nenhuma evidência de que de fato o modelo adquiriu consciência, mas simplesmente reproduziu uma conversa fluida a partir de predição estatística.

 

## Mais um passo para a automação da guerra. O Primeiro Porta Drones: O governo chinês lançou recentemente o primeiro porta drones do mundo. Chamado de Zhuhaiyun, a embarcação carrega um número não especificado de drones aéreos, marítimos e submarinos. Seu uso ostensivo é para pesquisa científica, mas os usos militares de tal ferramenta são mais que esperados.

 

## Computação vai bem com Direito: O Centro DTIBR anuncia o Legal Informatics Laboratory. O LI_LAB foi criado para ser um laboratório de pesquisa de ponta em Direito e Ciência da Computação, composto por profissionais e pesquisadores das duas áreas, além de um ambiente livre e colaborativo para troca de conhecimentos, suporte mútuo e networking. Você pode conferir o edital para se inscrever, ou pode entrar no nosso discord para saber mais ou só discutir Direito e Computação.

 

## Estudar Direito também vai bem com tecnologia: O Grupo de Estudos em Direito e Tecnologia da Faculdade de Direito da UFMG DTEC-UFMG, também está com processo seletivo aberto. O grupo é coordenado pelo professor Leonardo Parentoni. O tema do semestre será Contratos em Tecnologia. Você pode conferir o edital abaixo. As inscrições vão até dia 30.06.2022.

bottom of page