top of page

DTIBR News #12




Ok, mais uma semana sem falar de ransomware! Eba! Só temos diversos outros tipos de malwares e DDoS! Sorry. Esperamos que a regulação de empréstimos de criptoativos e o direito esquecimento na Índia ajudem a tirar o clima sombrio de guerra e invasões cibernéticas...

 

## Os tambores cibernéticos de guerra: Uma série de ciberataques atingiram a Ucrânia esta semana. Os ataques derrubaram os sites do exército ucraniano, do Ministério da Defesa, dos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Cultura e de grandes bancos estatais, disseram autoridades ucranianas. A natureza dos ataques foram de DDoS, ou seja negação de serviço distribuído. Nesses ataques, os sites são bombardeados com uma enxurrada de requisições, tornando-os inacessíveis a requisições legítimas. O ataque acontece ao mesmo tempo em que a crise político-militar com a Rússia atinge níveis alarmantes, mas não há indicação ainda dos culpados, até porque atribuições rápidas de ciberataques são sempre difíceis dado que os atacantes costumam cobrir seus traços.

 

## O Big Stick americano agora na cripto: A SEC (Securities and Exchange Commission) acusou a BlockFi Lending por não registrar as ofertas e vendas de seu produto de empréstimo de criptomoedas no varejo. a SEC também acusou a empresa de violar as disposições de registro do Investment Company Act de 1940. Este é o primeiro caso deste tipo em relação a plataformas de empréstimo de criptomoedas nos Estados Unidos. Assim é possível que se torne o framework do tratamento e demandas das plataformas de empréstimo de criptoativos de forma a que estas estejam em compliance regulatório com a normatização americana.

 

## Mais privacidade para Androids: Seguindo as ações da Apple, o Google planeja expandir o projeto Privacy Sandbox de limitação de rastreamento de dados em seus navegadores para Smartphones com Android. Não há grandes detalhes de como será o projeto. A notícia não é boa para a Meta/Facebook e afins que trabalham com rastreamento de comportamento.

 

## A internet não esquece nem perdoa. O ator indiano Ashutosh Kaushik entrou com petição no Tribunal Superior de Delhi demandando direito ao esquecimento. O direito de ter certas informações pessoais publicamente disponíveis removidas da internet. É um direito reconhecido na União Europeia, mas como conceito jurídico é relativamente novo na Índia. Kaushik foi pego dirigindo embriagado em 2008, o que ganhou manchetes na época. Desde então o ator afirma que sofreu diversas consequências pessoais e profissionais. Dezenas de petições semelhantes estão sendo ouvidas por tribunais em toda a Índia.

 

## E agora eles vieram contra os Gamers: Jogadores do jogo de construção de cidades Cities Skylines estão sendo avisados para verificar assinaturas de mods (modificações feitas por players) da plataforma Steam após relatos de que vários mods podem ter malware. Os atacantes têm duplicado modificações populares e reenviado como próprias, mas com o código malicioso em conjunto. A Valve, empresa que comanda a Steam, removeu vários deles, enquanto outros permanecem disponíveis, sobretudo para download fora da Steam.

 

bottom of page