top of page

Como Construir uma Cultura Corporativa de Proteção de Dados de Alta Performance?



Por Gustavo Schainberg S. Babo


Um dos grandes desafios da maioria das empresas sempre foi o processo de construção de cultura e de governança. Os valores definidos pela empresa orientam desde os processos de recrutamento até as rotinas internas e as interações entre os colaboradores. Um ambiente de trabalho saudável e que reflete os princípios que a empresa se propõe são, além de um diferencial competitivo no recrutamento e na produtividade dos colaboradores, essencial para que as empresas alcancem as suas metas e objetivos. Existem corporações com uma cultura interna tão bem definida que transborda para o seu próprio posicionamento de marca.


Quando falamos de cultura em privacidade e proteção de dados, o desafio é ainda maior. A grande verdade é que o tema nunca foi uma prioridade para quase nenhuma empresa e precisamos respeitar a dificuldade que é orientar uma mudança de mentalidade absoluta. Isso significa dedicar mais tempo dos programas de conformidade para desenvolver essa cultura, o que vai muito além de só realizar treinamentos “para inglês ver”. Afinal, não importa os esforços empenhados em outras partes do projeto, nada será eficiente e sustentável no longo prazo, sem uma cultura. Ou seja, a cultura supera a estratégia, sempre.


Em seguida, verificaremos 11 dicas valiosas sobre como desenvolver uma estratégia para construir a cultura de proteção de dados de uma corporação com alta performance.


1. Apresente-se


O primeiro passo para iniciar a sua estratégia de consciência coletiva em privacidade na corporação é apresentar-se, uma vez que a maioria dos colaboradores provavelmente possuem muito pouco contexto sobre as principais responsabilidades e funções da área de proteção de dados.


Dessa forma, introduza os profissionais que estão na frente do projeto de conformidade e esclareça a origem e do que se trata essa nova demanda. Ofereça também explicações sobre as principais interações que podem acontecer e disponibilize uma forma de comunicação acessível e intuitiva. Lembre-se que é fundamental que os colaboradores se sintam o mais confortável possível para acionar a estrutura de privacidade e proteção de dados.


A sua estratégia para construir uma cultura corporativa de proteção de dados com alta performance começou!


2. Fragmente a informação e dê continuidade


A iniciativa básica utilizada para construir qualquer tipo de cultura é oferecer informações aos colaboradores. A grande dificuldade nessa aparentemente simples tarefa é transformar informação em conhecimento e, em seguida, conhecimento em cultura.


Contudo, a primeira vez que somos apresentados para uma informação, é criada apenas uma memória rápida e não funcional. Assim sendo, o simples acesso desse conteúdo não necessariamente consolida-o em conhecimento, pois é preciso que a informação se transforme em intuição ou em conhecimento eficientemente aplicável. Esse longo processo de construção cognitiva só funciona ao estar sempre divulgando pequenos fragmentos de informações de forma periódica, até que seja absorvida. Ou seja, apenas um onboarding da área uma única vez não contemplaria esse processo.


Para tanto, a primeira dica para oferecer essas informações é fragmentá-las. Ou seja, estar constantemente tratando do tema e aprofundando as abordagens aos poucos. Esse processo de continuidade na oferta de informações sobre privacidade e proteção de dados também auxilia para que o colaborador não se esqueça de suas obrigações e da necessidade de gerar interfaces com a área.


Uma das soluções comuns vista em empresas para fragmentar essas informações é uma estratégia chamada de privacy pills ou privacy drops. A ideia é enviar um fragmento de informação de privacidade para os colaboradores dentro das ferramentas de comunicação da empresa, como slack, workspace, e-mail, whatsapp, entre outras. Essa comunicação deve acontecer de forma contínua e periódica, por exemplo, uma vez por mês, para sempre.


Essa estratégia permite abusar da criatividade para buscar a alta performance. Evite utilizar apenas comunicações textuais e explore também imagens, cartilhas, cartazes, flyers, vídeos, gifs, vídeos e até memes. Construa uma identidade padrão desses comunicados e insira neles as informações que precisa passar para os colaboradores.


No envio dos fragmentos, comece com assuntos mais simples, como a definição de dados pessoais e dados sensíveis e aprofunde com o tempo para outros temas, tais como princípios, direitos, obrigações, processos e ferramentas. Dessa forma, a maturidade da cultura de proteção de dados acompanha a maturidade do programa de conformidade. Assim, quanto mais avançado o projeto, mais profundidade é possível trabalhar nas estratégias de cultura.


3. Traduza a informação


É certo que o input de privacidade e proteção de dados possui uma linguagem complexa e apática. Além do juridiquês e de conceitos técnicos de segurança da informação e governança de dados, nem os próprios profissionais de privacidade concordam completamente com algumas interpretações.


Como dito anteriormente, é recomendado substituir textos para formas mais criativas e inovadoras de se comunicar com o colaborador. Contudo, fique atento também para a tradução dessas informações para uma abordagem compreensível por todos.


Podemos entender a importância de fragmentar e traduzir as informações disponibilizadas para os colaboradores através da teoria da Racionalidade Limitada, que busca compreender aspectos que influenciam a tomada de decisão do indivíduo baseada na limitação do próprio. Herbert Simon, criador dessa teoria, afirma que a racionalidade pessoal é limitada por três dimensões: a informação disponível, a limitação cognitiva da mente e o tempo disponível para tomada de decisão.


Sendo assim, precisamos induzir o processo de disponibilização de informações sobre proteção de dados para os colaboradores respeitando essas três dimensões de limitação racional. Isso significa fragmentar, traduzir e dar continuidade na disponibilização da informação de forma periódica.


Herbert também entende que os seres humanos tendem a converter informações complexas em situações mais simples, pois como possuem uma limitação cognitiva, costumam armazenar apenas um resumo mais enxuto daquilo que é apresentado.


Nesse processo de converter uma situação complexa para uma mais simples perde-se muita informação. Assim sendo, conteúdos importantes de privacidade e proteção de dados podem não estar sendo absorvidos pelos colaboradores se não forem simplificados. Ademais, informações simples são mais fáceis de serem armazenadas em memórias de curta duração e posteriormente transformadas em conhecimento aplicável. O trabalho do profissional de proteção de dados também é um trabalho de tradutor, utilizando técnicas de visual law e legal design ou mesmo simplificando a forma como uma informação será comunicada.


Uma outra técnica para compor o processo de tradução e simplificação da informação é o storytelling, o ato de contar histórias para facilitar a compreensão de conteúdos específicos. Ao fragmentar as informações e traduzi-las através de uma narrativa de storytelling, é possível impulsionar a eficiência das comunicações. Essas técnicas também permitem abordagens temáticas que podem facilitar o engajamento dos colaboradores.


4. Adapte a abordagem para a empresa


Uma outra dica valiosa é adaptar a abordagem das informações para que façam sentido para a realidade da cultura da empresa.


Primeiramente, busque adaptar o estilo da linguagem utilizada. Uma empresa mais inovadora, por exemplo, permite uma linguagem mais jovem e criativa. Já para empresas tradicionais, pode ser necessário ser mais formal. Em todas as ocasiões, tente ser sempre enxuto e compreensível.


É importante também adaptar o formato e a ferramenta utilizada para disponibilizar as informações. Citamos anteriormente as estratégias de privacy pills ou privacy drops, mas existem várias outras, como o denominado knowledge nuggets. Esse formato consiste em enviar as informações de forma mais desafiadora, através de puzzles, quizzes, charadas, testes, estudos de casos e outros desafios. O knowledge nuggets torna a absorção das informações mais envolvente e aumenta consideravelmente o engajamento.


Ademais, outras estratégias mais conhecidas também são igualmente eficientes, como palestras, eventos internos, newsletters ou o simples envio de comunicados sazonais, de preferência com muitas referências (é natal, alguém disse cookies?). Aproveite algumas datas importantes e lembre-se sempre que, independente do formato escolhido, busque a fragmentação e a continuidade da disponibilização dessa informação ao longo do tempo.


Alguns acontecimentos também podem ser oportunidades para relembrar os colaboradores sobre proteção de dados ou iniciar alguma campanha, tais como alterações significativas nas regulamentações ou mesmo incidentes de segurança da informação.


5. Varie a abordagem para os colaboradores


A cultura corporativa pode ser compreendida como aquela coisa invisível que une as organizações com os colaboradores e faz a empresa funcionar. Sendo assim, tratamos no tópico anterior sobre a necessidade de adaptar o estilo, a linguagem e o formato das informações comunicadas, para fazerem parte desse elo invisível já existente.


Contudo, é importante destacar que dentro de uma corporação existe um verdadeiro sincretismo de várias culturas individuais, ou seja, pessoas com diferentes backgrounds, percepções, interesses, desejos e experiências. Ao variar as abordagens, você consegue extrair o máximo do impacto possível em cada uma das culturas individuais dos colaboradores da empresa. Como disse o escritor Simon Sinek, “100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.


Portanto, por mais que a corporação tenha sua própria linguagem, cada colaborador possui mais afinidade com um formato ou estilo do que outro. Sendo assim, ao tratar com uma área específica, uma abordagem específica pode ser muito positiva, considerando as principais personas de cada setor.


Como exemplo, você pode ser mais impactante ao utilizar uma linguagem empática com o time de RH, enquanto com o time de marketing pode ser melhor uma linguagem mais criativa ou visual. Quando for tratar com um time mais técnico, além de provavelmente precisar separar mais tempo para responder às perguntas dos perfis curiosos, uma linguagem mais objetiva e analítica pode ser mais adequada. Esse tipo de variação de linguagem é muito importante em treinamentos, pois é sinônimo de personalização. Ou seja, não personalize só o conteúdo, mas também fique atento com a linguagem utilizada.


Para impactar ainda mais as culturas individuais, é possível também variar o formato, uma vez que alguns colaboradores preferem, por exemplo, comunicados periódicos ao invés do envio de newsletters ou da participação em palestras e cursos extensivos. Todos os formatos são importantes, mas ao variar, você impacta as preferências pessoais de cada um.


Por fim, procure variar também as ferramentas utilizadas, como os canais de e-mail em algumas ocasiões e, em outras, canais como slack, workspace, whatsapp, entre outros. Acredite, até um panfleto na parede do bebedouro ou banheiro pode fazer sentido para você. E fica aqui uma provocação para usar a criatividade em espaços físicos.


Mas tenha cuidado ao utilizar as abordagens estereotipadas. Por mais que cada área tenha um perfil mais provável, existem exceções que devem ser contempladas. Tenha cuidado também para a variação da abordagem não ficar muito confusa. Como gosto de dizer, busque a máxima eficiência, mas “não existem balas de prata".


6. Torne o colaborador parte do processo


Inserir o colaborador como parte do processo é um aspecto muito importante para aumentar o engajamento e a absorção das informações comunicadas em privacy drops, knowledge nuggets, treinamentos, cartazes, entre outros recursos.


Isso significa, por exemplo em um treinamento, não oferecer as respostas e esperar que eles entendam, mas sim apresentar os conceitos e deixar com que eles cheguem às suas próprias conclusões, através de uma exposição orientada.


O fato dele ter que raciocinar para chegar em uma conclusão é uma ferramenta poderosa para transformar informação em conhecimento, além de ajudar o colaborador a lembrar desse conteúdo quando confrontar uma situação semelhante ao que você proporcionou ao tornar ele parte do processo e permitir ele raciocinar por conta própria para chegar em uma resposta. Faça o colaboradores aprenderem a raciocinar sobre privacidade e não só entender os principais conceitos.


Inclusive, uma outra dica é tentar não fundamentar as demandas na simples existência de legislações e padrões de mercado com suas obrigações. Pode ser que muitas vezes realmente seja necessário, mas é interessante romper com a lógica de “precisamos fazer isso porque a legislação obriga” para fazer o colaborador compreender porque aquilo é importante para a corporação e para os titulares. Afinal, existem diversas legislações com diversos requisitos, justamente para proteger “aquilo que é importante''. Ataque a raiz.


Além disso, a construção de uma cultura de alta performance em proteção de dados amadurece não só com a utilização de todas essas estratégias e recursos, mas também com as próprias interfaces com a área. Para tanto, você pode utilizar essas dicas até durante as reuniões e conversas, alterando a abordagem de “isso é um problema” para algo mais colaborativo, que todos consigam concluir em conjunto que aquilo é um problema e busquem uma solução para ele.


7. Gamifique


Quando falamos em tornar o colaborador parte do processo, também pensamos em estratégias de gamificação ou ludificação. Esse conceito unifica o uso do design e da mecânica de jogos para abordar contextos e distribuir informações, com o objetivo de instruir, incentivar e influenciar o comportamento de um colaborador.


A gamificação explora instintos básicos do ser humano, como competição, diversão e recompensa. Utilizar estratégias como essas aumenta o engajamento e torna a absorção da informação mais atraente, impactando principalmente a geração de jovens extremamente dinâmicos e criativos dentro das corporações, que são facilmente desmotivados com estratégias tradicionais de aprendizado.


É possível implementar a gamificação na própria linguagem das estratégias de comunicação ou mesmo criar campanhas dentro da corporação com um sistema de pontuação e evolução, oferecendo recompensas e estimulando a competição saudável. Inclusive, existem iniciativas que constroem verdadeiros boardgames para compliance.


Um exemplo de estratégia de gamificação robusta e bem implementada é o Escape Room da Deloitte. A iniciativa é um treinamento de segurança da informação dentro de um jogo de escape, em que os colaboradores precisam resolver enigmas, juntar pistas e desbloquear fechaduras para saírem de uma sala em que estão confinados. Tudo isso com muito conteúdo sobre dados pessoais, incidentes de segurança e direito dos titulares..


8. Seja um parceiro de negócios


Uma parte importante da construção da cultura corporativa de proteção de dados é o próprio posicionamento da área dentro da empresa. Existem diversos falsos dilemas que devem ser rompidos, por exemplo, que é preciso abrir mão da privacidade para ganhar inovação ou segurança.


Os falsos dilemas podem travar a maturidade da cultura, mas isso é completamente reversível, uma vez que diferentes interesses podem coexistir perfeitamente. Como explicado no artigo da Raíssa Moura e da Daniela Monte-Serrat, “é missão primordial do profissional ou equipe de privacidade equalizar os interesses do negócio e a usabilidade dos produtos e serviços com a experiência dos usuários, ao mesmo tempo em que garante privacidade e proteção de dados” Assim sendo, em termos de privacy by design, é preciso desenvolver o conceito de “funcionalidade total” dentro da corporação.


Com uma pequena mudança na abordagem do projeto de conformidade dentro de uma organização, é possível observar a área de privacidade se deslocar de “problema” para “solução” de diversos desafios em várias outras áreas, além de conseguir alavancar a estratégia comercial ou até o marketing ROI, ao absorver conceitos fundamentais como privacy-centered design.


Além disso, segundo uma pesquisa conduzida pelo LGPD Acadêmico, o encarregado está alocado dentro da estrutura do Jurídico em 43% das empresas, dentro do Compliance em 15% e alocadas dentro da estrutura de Segurança da Informação em 8% das corporações no Brasil. Ademais, mesmo que em outras áreas, é provável que a maioria dos profissionais de privacidade e proteção de dados possuem background ou em direito ou em segurança.


Esse background dos profissionais responsáveis pelo projeto de adequação carrega uma herança de uma mentalidade que pode ser extremamente negativa para posicionar a área como um parceiro de negócios. É preciso participar cada vez mais do modelo de negócios da empresa, como um consultor que pode agregar no desempenho saudável e não mais como aquela figura que é buscada somente quando existe um problema ou para dar uma notícia ruim, o que pode limitar o avanço das estratégias e da construção da confiança corporativa.


Se posicionar como um parceiro de negócios aumenta a confiança do colaborador para buscar interfaces com a área e provoca a curiosidade deles para conhecerem mais dos principais conceitos. É claro que as responsabilidades do encarregado precisam ser muito bem definidas e organizadas, mas focar em desenvolver não só os colaboradores, mas também a própria estrutura de privacidade, é um importante passo para a construção da cultura


Essa mudança de perspectiva pode ser ilustrada com um exemplo da economia comportamental conhecida como Nudge. Segundo Richard Thaler e Cass Sustein, Nudge é “qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altere o comportamento das pessoas de uma maneira previsível, sem proibir nenhuma opção ou alterar significativamente seus incentivos econômicos”.


A ideia é que o Nudge facilite que indivíduos tomem decisões de acordo com os valores que eles mesmos dizem compartilhar. Como por exemplo, se um regulador pretende melhorar a saúde pública da população, seria muito mais eficiente colocar as frutas no nível dos olhos nas prateleiras dos supermercados do que simplesmente proibir a comercialização do junk food.


Recortando para o nosso tema, utilizar a lógica do Nudge pode ser muito interessante ao evitar ser uma área com grandes burocracias, com uma reputação de negativação e um histórico de proibições e restrições dentro das corporações. Proteção de dados é uma área com decisões difíceis, mas ser um parceiro de negócios é uma opção mais favorável para o desenvolvimento de uma cultura e emprega um semblante mais skin in the game. É fundamental tornar a interação com a privacidade uma experiência positiva.


Uma forma de trabalhar esse semblante, como citado anteriormente, é focar mais em “colocar as frutas na altura dos olhos”. Ou seja, fazer os colaboradores entenderem como privacidade e proteção de dados agrega para a empresa e para os titulares, ao invés de fundamentar as demandas apenas na existência de obrigações legais. O mais interessante é que desenvolver essa mentalidade pode auxiliar muito no próprio cumprimento dessas obrigações e na mitigação dos riscos.


Esse posicionamento pode ser muito mais efetivo na construção de uma cultura, mas precisa ser executado com atenção. Uma abordagem “banalizada” pode ser tão prejudicial quanto uma abordagem “terrorista”. É preciso saber equilibrar, mas o mais valioso é estar sempre provocando os colaboradores a pensarem que privacidade importa em primeiro lugar e construir uma cultura que se alinhe aos valores das pessoas.


9. Considere o titular


Vale lembrar que o mais importante é e sempre será o próprio titular. Trazer a perspectiva dele para dentro da empresa é muito positivo e pode consolidar a cultura e auxiliar o desempenho da área de privacidade e proteção de dados em diversas outras frentes.


O trabalho da empresa para isso acontecer pode ser tão simples quanto complexo. É possível, por exemplo, puxar uma cadeira vazia para representar o titular em uma reunião, fazendo com que os colaboradores sempre olhem para aquele espaço nas conversas e reflitam sobre quais seriam as perspectivas do usuário se estivesse presente.


Porém, se preferir por ações mais complexas, você pode amarrar esses valores culturais dentro das diretrizes que orientam toda a tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias da empresa, assim como construir ferramentas robustas para certificar que os interesses dos titulares estão sendo considerados. Como disse, considerar o titular pode ser tão simples quanto complexo. Todas as alternativas são válidas se garantirem eficiência.


Particularmente, me interesso mais pela ideia de um “conjunto de ações simples” que formam uma “estratégia complexa”. Ou seja, implementar diversas iniciativas ao longo de todas as atividades dos colaboradores, induzindo-os a considerar o titular nas tomadas de decisões de seu cotidiano, de forma orgânica.


10. Entenda a cultura da empresa e busque ajuda


Cada empresa possui uma cultura distinta. Os pilares de governança, a visão da corporação, os princípios da marca, a forma organizacional, a relação entre os colaboradores, as personas, os stakeholders e até o mercado que a corporação atua são fatores que compõem o que é exatamente essa cultura.


Antes de começar a colocar em prática a sua estratégia para a cultura de proteção de dados, busque compreender tudo isso e, principalmente, o que a empresa já atua internamente em relação à cultura, como saúde mental, diversidade, representatividade, inovação, segurança do trabalho, entre outras temáticas comuns. Descubra as estratégias e ferramentas que a corporação utiliza para trabalhar os aspectos de governança, de comunicação e de employer branding e utilize-as também, pois pode ser um caminho mais curto.


Avalie a abordagem da empresa e como ela se comunica com os colaboradores e com os consumidores. Afinal, se a cultura não for criada se conectando com a corporação, muito provavelmente ela falhará com o tempo.


Mapear esse trabalho já realizado também vai ajudar a identificar quem mais pode apoiar a construção da cultura de proteção de dados. Considere buscar ajuda de outras áreas e colaboradores que possuem interesses em comum ou que são os responsáveis pelos projetos de governança corporativa. Construir uma cultura de proteção de dados de alta performance não precisa ser uma tarefa e uma responsabilidade de uma única pessoa, pois envolver outras áreas pode facilitar todo o processo, assim como ela é uma iniciativa de interesse em comum para toda a empresa. Caso não seja, considere como está conduzindo a sua estratégia de construção de cultura com as lideranças, pois essa governança deveria sim ser uma prioridade e um interesse em comum.


Além disso, facilita a existência de uma cultura em privacidade se o projeto de governança da corporação já considera como princípios questões como segurança, confiança, humanização ou quaisquer ideias user-centered. Busque entender quais os valores culturais da empresa se conectam com as suas intenções.


11. Seja a cultura que defende


O líder do projeto precisa verdadeiramente vestir a camisa da cultura que defende. Isso significa, em outras palavras, liderar pelo exemplo. Afinal, o profissional de privacidade e proteção de dados é a principal figura que os colaboradores vão ter como referência sobre o tema.


Não é exclusivo da área de proteção de dados o equívoco de “não ser a própria cultura”. Quase metade dos funcionários (45%) afirma que a liderança está minimamente ou nada comprometida com a melhoria da cultura. Não seja essa pessoa. Empodere os colaboradores, estabeleça conexões, conecte funções aos propósitos e seja referência dos objetivos que você evangeliza dentro da corporação.


Para tanto, é fundamental incorporar a cultura no próprio sistema de gestão. Dessa forma, lembre-se de pautar as suas decisões na cultura que está sendo construída. Por fim, envolva os executivos da empresa nessa missão, aumentando o buy in das iniciativas. O processo de construção de governança é longo e pode ser completamente arruinado apenas pela existência de um gestor ruim ou pouco engajado.


12. Construa uma estratégia sólida


Construir uma cultura de proteção de dados de alta performance é um verdadeiro desafio. Para tanto, é preciso pensar não só em ações únicas e isoladas, mas em uma estratégia mais dedicada, que contemple o tema com mais profundidade. Sendo assim, planeje todas as ações que deseje executar em um período de tempo, para entender como todas as partes dessa estratégia se conectam.


É fundamental adotar uma abordagem clara, transparente e organizada sobre a área, seus mecanismos e interesses, uma vez que uma estratégia confusa e com muitos elementos mal definidos pode prejudicar ainda mais a construção da governança. Assim sendo, defina a cultura com valores e normas e dedique-se para construir políticas internas, procedimentos, guias de boas práticas, treinamentos e várias ferramentas para os seus colaboradores se informarem e produzirem suas tarefas considerando a privacidade.


Para te auxiliar com isso, você pode optar por desenvolver privacy champions, indivíduos que ajudarão a promover o programa de privacidade nas principais áreas funcionais da organização. Eles podem ser figuras extremamente relevantes para difundir os interesses de privacidade em estruturas de governança mais complexas ou em times que priorizam a agilidade e a inovação.


Além de ser enxuto e eficiente nas suas abordagens e na construção de uma estratégia, não se esqueça de mensurar os resultados das suas iniciativas. Para isso, foque em definir KPI’s e métricas para analisar se as metas e objetivos foram alcançadas. Ademais, obtenha feedbacks de todas as suas iniciativas para avaliar os resultados e melhorar a operação no árduo caminho para construir uma nova governança.


Não se esqueça de inserir desde o começo a realização de onboardings para novos entrantes, pois a rotatividade no mercado de trabalho é cada vez maior. Os novos colaboradores precisam de orientações logo no começo de suas jornadas de como funciona a cultura em proteção de dados da corporação. Na medida que o tempo passa, esse colaborador será exposto para outras interfaces e informações das suas iniciativas de fragmentação, tradução e adaptação, assim como dos treinamentos, eventos e outras campanhas. Será muito mais eficiente se ele já estiver alinhado desde o início, principalmente se a corporação já está em uma fase mais avançada de maturidade ou se os novos colaboradores tiveram pouco contexto sobre a área em suas experiências anteriores.


Um outro fator importante para considerar é que o desenvolvimento da cultura acompanha o desenvolvimento do projeto. Dessa forma, não seja precipitado em oferecer treinamentos complexos sobre o tema quando nem a própria estrutura está completamente consolidada. Comece suas iniciativas explicando aos colaboradores porque a privacidade importa e quais são os principais conceitos da área. Prepare o terreno, para quando precisar aprofundar mais nos conteúdos, ter resultados mais eficientes.


Por último, em fase de monitoramento, pense também na continuidade da estratégia de cultura, uma vez que ele também precisa ser sustentável. O projeto de conformidade em proteção de dados inicia em todas as empresas, mas nunca acaba, principalmente quando tratamos sobre o desenvolvimento da governança corporativa.


Conclusão


A construção de uma cultura de privacidade e proteção de dados é uma das partes mais importantes para o sucesso dos programas de conformidade, mas também é uma das mais menosprezadas.


Verificamos ao longo do texto várias dicas de como orientar as estratégias de governança que podem ser extremamente poderosas, tais como a apresentação da área, a fragmentação e continuidade da disponibilização da informação, a tradução dos conteúdos e a adaptação da abordagem, da linguagem e do formato.


Verificamos também estratégias para tornar o colaborador parte do processo de conformidade, estratégias de gamificação e sobre a necessidade de posicionar a área como um parceiro de negócios. Por fim, tratamos da importância de vestir a camisa dos valores culturais defendidos, de conhecer a própria cultura da empresa, de considerar o titular nas tomadas de decisão e sobre buscar ajuda para construir uma estratégia sólida e preventiva.


Certamente, um projeto que considere essas orientações e dedique esforços adequados obterá resultados positivos no longo prazo. A eficiência e a sustentabilidade da privacidade dentro das empresas estão em jogo. Afinal, como descrito por Joseph Davis, Chief Security Advisor da Microsoft , “Não construa um programa de privacidade de dados, construa uma cultura de privacidade de dados”


Vale a reflexão, o programa de conformidade contém a construção de uma cultura, ou o inverso?


Fechamos o ano com este texto brilhante do Gustavo Babo. O blog do DTIBR volta em Janeiro de 2021, esperamos vocês lá! Da parte de toda equipe do DTIBR desejamos boas festas a todos!

bottom of page