top of page

Começou o Curso de atualização em Direito, Tecnologia e Inovação do DTIBR

Atualizado: 3 de jun. de 2019


Começou ontem a 2ª edição do Curso de atualização em Direito, Tecnologia e Inovação, organizado anualmente pelo Centro DTIBR.

Com o objetivo de atualizar o público jurídico a respeito dos aspectos da tecnologia cada vez mais presentes na prática do Direito, nesta edição, dentre os temas abordados estão:

  • Funcionamento Técnico da Internet: Arquitetura de Redes e Criptografia;

  • Marco Civil da Internet no Brasil;

  • Noções de Programação para Advogados, Mineração de Dados e Jurimetria;

  • Privacidade, Proteção de Dados e Big Data;

  • Startups: Estruturação Jurídica e Financeira;

  • Blockchain: Funcionamento técnico e aplicações jurídicas, e

  • Inteligência Artificial: Dilemas éticos e jurídicos.

Dentre o corpo docente, o curso conta com professores renomados da Ciência da Computação, da Biologia, da Filosofia, entre outros, não só de Belo Horizonte, como do Rio de Janeiro e de São Paulo também.

Nesta edição, as vagas, que são limitadas para facilitar o contato entre os alunos e discussões durante as aulas, se esgotaram em menos de 2 semanas. O auditório cheio conta com estudantes da graduação em Direito, bem como estudantes de pós-graduação, advogados e demais operadores do Direito.


A primeira aula, ocorrida ontem, dia 06 de abril, às 9h da manhã no auditório do Semear Innovation, em Belo Horizonte, foi sobre noções básicas do funcionamento técnico da internet e arquitetura de redes.

Ministrada pelo Prof. Dorgival Guedes Neto, Ph.D. em Ciência da Computação e diretor geral de TI da UFMG, a aula abordou desde os princípios que nortearam a criação da Internet, até criptografia, anonimato, privacidade e novas tendências da internet, não deixando de passar por conceitos fundamentais da arquitetura de rede.



Com essa abertura do curso, nas próximas aulas, ao se discutir assuntos como o Marco Civil da Internet ou proteção de dados e privacidade, os alunos já estarão familiarizados com diversos termos técnicos que, ao serem utilizados em textos legais, muitas vezes não são nem debatidos e devidamente compreendidos pelos aplicadores do Direito. O curso terminará no dia 24 de maio de 2018, e só será ofertado novamente em 2020.

Se você gostaria de participar da próxima edição, se inscreva em nossa newsletter para ser notificado quando as inscrições começarem!

bottom of page