top of page

Nota de pesar pelo falecimento de Danilo Doneda



O Centro DTIBR manifesta grande pesar pelo falecimento, neste último domingo, do advogado e professor Danilo Doneda, uma das maiores referências em proteção de dados e segurança digital no país.


Doutor em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná, foi professor do IDP e membro, por indicação da Câmara dos Deputados, do Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade da ANPD. Foi pesquisador no projeto Discrimination vs Data Control in Brazilian Smart Cities do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV. Também atuou como coordenador-geral na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, onde coordenou a redação do Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados, a base da atual Lei Geral de Proteção de Dados. Trabalhou como consultor independente do Comitê Gestor de Internet no Brasil – CGI.br e foi professor no curso de Privacidade e Proteção de Dados do Centro DTIBR.


Desempenhou importante papel no debate sobre proteção de dados e privacidade no país, sendo uma das maiores referências do assunto. É referência para doutores, mestres, bacharéis, advogados e demais pessoas que atuam com proteção de dados e seu legado é tão marcante que certamente irá se estender para as próximas gerações.


O Centro DTIBR é grato ao Professor Danilo por suas notáveis contribuições e pelo seu trabalho ímpar.




bottom of page