top of page

DTIBR News #45


A newsletter do DTIBR chegou trazendo as principais notícias sobre direito, tecnologia e informação.


Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse nosso site https://www.dtibr.com, a Revista BJLTI ou nas nossas páginas no Linkedin, Twitter e Youtube.

 

## IBM anunciou pausa nas contratações de atividades que podem ser substituídas por IA: Com isso, Arvind Krishnna estima que cerca de 30% da mão de obra da empresa poderá ser substituída nos próximos anos. Isso vem depois de um grande layoff que demitiu cerca de 3,9 mil pessoas neste ano, número este que pode aumentar ao longo do ano. A notícia, apesar de não ser novidade para o mercado, reaquece as discussões sobre a regulamentação da inteligência artificial e a previsão de garantias para os indivíduos que forem negativamente afetados pela tecnologia. Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

 

## Pesquisadores em Oxford divulgam estudo sobre o risco de consumidores online com a manipulação de preços por IA: Segundo a pesquisa, o uso generalizado de algoritmos inteligentes e preços dinâmicos nas lojas online coloca os consumidores em risco de "conluio", principalmente pela capacidade de manipularem algoritmos "mais fracos" para alterar o preço para toda uma cadeia de usuários. A íntegra do artigo pode ser acessada aqui.

 

## Enquanto isso no Brasil, um novo projeto de lei para regulamentar a Inteligência Artificial é protocolado: Nessa semana foi protocolado o PL 2338/23, de autoria do Sen. Rodrigo Pacheco, estabelecendo normas gerais para o desenvolvimento, implementação e uso responsável de inteligência artificial. Em pouco mais de 40 artigos, o projeto traz fundamentos, princípios, direitos das pessoas "afetadas" por IA, além de disposições sobre transparência, responsabilidade civil e categorização de riscos. Para conferir o projeto na íntegra, clique aqui.







bottom of page