top of page

Lista de leitura - A Inteligência Artificial e o Direito



Uma das funções que o DTIBR mais preza é a difusão do conhecimento especializado nas áreas de Direito e Tecnologia. A existência de plataformas digitais como o Scielo, ResearchGate, SSRN, dentre outras, tornaram esse conhecimento mais acessível, e, assim, mais difundido na comunidade acadêmica.


Dessa forma, cabe a nós, depois de uma boa triagem de leituras iniciais, oferecer um mapa das principais leituras. Por isso, temos uma aba reservada exclusivamente para leituras das mais diversas áreas, como Criptografia, Blockchain e Nanotecnologia.


Agora, apresentamos uma lista completa de sugestões de leituras sobre Direito e Inteligência Artificial, com os principais pontos que conectam essa tecnologia com o mundo jurídico.


Os primeiros são de natureza introdutória, abordando fundamentos e conceitos da Inteligência Artificial e sua relação com inteligência humana. A seguir, levanta-se discussões específicas entre o Direito e a Inteligência Artificial, como a formação de personalidade jurídica, a responsabilidade civil, os modelos regulatórios e seus efeitos no mercado jurídico.


Todos trazem excelentes discussões para se pensar no futuro do Direito. Inclusive, foram a base para os debates em nosso grupo de estudos, ampliando o diálogo sobre os melhores meios de se tratar dos desafios trazidos por esta tecnologia. Vários deles possuem resumos em nosso blog, disponíveis na tag “Ata de reunião do DTI”.

Boa leitura!

bottom of page