DTIBR NEWS # 71 | OUT 2024
BEM VINDO À
NEWSLETTER
DO DTIBR
A newsletter do DTIBR chegou trazendo as principais notícias sobre direito, tecnologia e informação.
Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse nosso site ou nossas páginas no Linkedin, Twitter e Youtube.
Violação de dados. Relatório da IBM reveleu que o custo médio por violação de dados no Brasil em 2024 foi de R$ 6,75 milhões. De acordo com a pesquisa, os ataques de phishing foram o vetor de ataque inicial mais comum, sendo que as empresas dos setores de saúde e serviços foram os que sofreram as violações mais caras.
Alucinações de IA. Chatbot do Copilot errou o ano de falecimento de alguns famosos, como Marília Mendonça, Raul Seixas e Aytorn Senna, além de "matar" pessoas públicas que estão vivas, como Cláudia Raia e Marcelo Rossi. O Gemini deu respostas melhores, mas mais limitadas, sendo que o melhor resultado veio do ChatGPT.
Golpes. Pesquisa revela que 24% dos brasileiros perderam dinheiro após terem sido vítimas de golpes digitais nos últimos 12 meses. Participaram do levantamento mais de 21 mil pessoas, sendo que a maioria dos alvos recebem até 2 salarios mínimos. Os golpes mais comuns foram clonagem de cartão de crédito, invasão de conta bancária e fraude na internet.
Deepfake. Coreia do Sul aprovou projeto de lei que criminaliza a visualização ou posse de deepfake com conteúdo sexual explícito. A pena pode ir de até 3 anos de cadeia a multas. O país já possui uma lei para quem cria conteúdos fictícios com temáticas sexuais, com penas que variam até 5 anos de cadeia ou o pagamento de 50 mil wons (R$ 200 mil).
ANPD. Autoridade lança página sobre Transferência Internacional de Dados para facilitar o entendimento sobre os mecanismos que regem a movimentação de dados pessoais para fora do território nacional. A página tem informações sobre cláusulas contratuais específicas e normas corporativas globais, que asseguram a conformidade das transferências com os requisitos legais.
Комментарии