DTIBR News #7




Até tivemos uma folga, mas os ataques com ransomware estão de volta! Também temos uma semana recheada com crise no mundo das celebridades, grande variedade de NFTs e um novo rumo para as tecnologias disruptivas.

## Recentemente, algumas celebridades da internet constataram modificações no cartão de vacinação presente no sistema Conecte SUS, responsável pela emissão de registros e certificados de vacinação no Brasil. O biólogo Átila Lamarino e os youtubers Nyvi Estephan, Felipe Castanhari e Felipe Neto relataram alterações nos dados pessoais, como o nome, a nacionalidade e até mesmo listando-os como falecidos. Em julho, políticos como Guilherme Boulos e Gleisi Hoffman também relataram modificações no sistema, também listando-os como se estivessem falecidos. O Ministério da Saúde informou que a alteração não foi feita por um servidor, mas por um operador credenciado que já foi bloqueado.


Para saber mais sobre o caso, acesse:

https://canaltech.com.br/seguranca/celebridades-tem-dados-de-vacinacao-fraudados-em-sistema-do-sus-201563/

## Aquele que está se tornando um dos golpes preferidos está de volta! Dessa vez, o Instituto Nacional das Telecomunicações (INATEL), instituição reconhecida pelo ensino de TI e Telecom, sofreu ataque de ransomware, tendo parte de seus servidores criptografados e um de seus backups deletados. O instituto informou que assim que identificaram o ataque, conseguiram conter a invasão e realizar todos os protocolos de segurança e, posteriormente, contam com empresa especializada para mitigar os possíveis efeitos futuros. O órgão afirmou, ainda, que conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, foram enviados comunicados para todos que eventualmente possam ter sido atingidos. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados também foi notificada.


Para maiores informações, acesse:

https://www.cisoadvisor.com.br/incidente-no-instituto-nacional-de-telecomunicacoes/

## Também temos novidades no âmbito da computação quântica. A Nvidia, empresa famosa entre os gamers pelas potentes placas gráficas, anunciou 65 novos updates de desenvolvimento de softwares em parceria com bigtechs, como a Google e a IBM. A empresa afirma que a computação quântica é a promessa para resolver grandes desafios da computação e ir além dos sistemas tradicionais. Reforçam que os softwares de alta performance acelerarão os trabalhos dos desenvolvedores que estudam algoritmos e aplicativos para computadores quânticos.


Se quiser saber mais sobre o lançamento, acesse:

https://artificialintelligence-news.com/2021/11/09/gtc-2021-nvidia-debuts-accelerated-computing-libraries-partners-with-google-ibm-and-others-to-speed-up-quantum-research/

## Outra tecnologia que tem tomado cada vez mais força são os NFT (Non-Fungible Token). Os tokens que representam um item único estão sendo vendidos digitalmente e arrecadando fundos em diversas searas. Essa semana foi a vez do Dalai Lama lançar sua coleção, que terá os fundos revertidos para caridade. Ao todo, são 108 edições limitadas que serão lançados nas próximas semanas. Na mesma linha, o Barcelona, clube espanhol com grande conversão de renda através de seus produtos, anunciou que também estruturará os NFTs para conectar o clube com a torcida. A coleção contará com momentos históricos dos 122 anos do clube, seguindo a linha de outros times como o Inter de Milão e o Atlético Mineiro.


Caso esteja pensando em adquirir alguns NFTs, segue a notícia:

https://blockchaintechnology-news.com/2021/11/fc-barcelona-to-launch-nft-collection-in-partnership-with-ownix/

https://blockchaintechnology-news.com/2021/11/official-dalai-lama-nft-collection-launches-for-charity/

## Para finalizar, uma reviravolta para os palestrantes. Agora, de acordo com dados do GlobalData, a Inteligência Artificial não é mais a tecnologia com maior potencial disruptivo. Isso, pois 70% dos profissionais da indústria entrevistados no relatório da empresa afirmaram acreditarem que a Realidade Aumentada surpreenderá o mundo com suas possibilidades. Estavam no páreo a computação em nuvem, blockchain, IoT, 5G, entre outros. De acordo com o relatório, o resultado tende a antecipar uma mudança de mercado que ocorrerá no longo prazo, em que a Realidade Aumentada e suas vertentes causarão maior impacto na indústria e no cotidiano.


Para acessar o relatório, basta acessar:

https://www.globaldata.com/ar-overtakes-ai-become-disruptive-emerging-technology-globaldata-survey-shows/