top of page

DTIBR News #14



Vamos para mais uma semana, continuamos lidando com os efeitos da guerra para além do preço do botijão de gás, mas temos coisas bem legais também para balancear. Dê uma olhada.


Se quiser acompanhar nossa newsletter ou nosso trabalho só se cadastrar no nosso sitehttps://www.dtibr.com/ ou nas nossas páginas no linkedin, twitter e youtube por @centrodtibr

 

## Cripto em ação: A plataforma de negociação de criptomoedas Coinbase bloqueou por volta de 25.000 endereços de carteira relacionados à Rússia. A plataforma argumenta que os endereços estavam relacionados a indivíduos ou entidades russas possivelmente envolvidos em atividades ilícitas. Os endereços foram bloqueados por temores de que a criptomoeda pudesse ser usada para evitar sanções. Isso significa que não há mais acesso para indivíduos sancionados tendo sido incluídas o que a plataforma chamou de "análises sofisticadas de blockchain" para identificar contas indiretamente vinculadas a usuários banidos.

 

## Internet única num mundo desunido: O governo ucraniano, seguindo os massivos boicotes de empresas de tecnologia à Rússia, agora tem pedido que a Rússia seja desconectada da Internet Global, solicitando a revogação dos domínios da Rússia, como .ru, juntamente com os certificados SSL associados ao país. A ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - responsável pela governança global da internet - respondeu a demanda com um veemente não. A instituição disse que mantém a neutralidade e em apoio à Internet Global, não tendo parte em ações de sanção ou restrição de acesso a Internet.

 

## Da Ciberguerra, capítulo 347: O coletivo Anonymous vazou mais de 360 mil documentos da agência federal russa Roskomnadzor, responsável pelo monitoramento e censura da mídia. Demorará um tempo até que o conjunto massivo de documentos seja analisado, mas já se percebe ações de censura à mídia russa relativas à guerra ucraniana. Foi o Roskomnadzor que bloqueou o uso do Facebook na Rússia, após as ações do último em fact checking artigos russos como falsos. Também há informações de que pode haver o banimento do Instagram muito em breve na Rússia. O coletivo Anonymous tem feito diversos ciberataques a instituições russas após o início da invasão.

 

## OK, hora de coisas bacanas: Uma das maiores competições de Direito e Tecnologia do mundo está prestes a começar. Vem aí o Global Legal Hackathon, edição 2022. Ela acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março, simultaneamente em todo o mundo. O objetivo é desenvolver, em um final de semana, negócios que usam a tecnologia para melhoria do setor jurídico e do acesso à justiça. É a quarta vez que o Brasil participa, sendo que pessoas de todo Brasil poderão se inscrever uma vez que o evento será on-line.


Para interessados deixamos as redes da competição abaixo:


 

## Telemarketing menos agressivo???: A partir desta semana entrou em vigor a regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga as operadoras de telecomunicações a fornecerem o número 0303 para empresas de telemarketing. A regra só é válida por enquanto a números de celular. Para números fixos somente em junho. As operadoras também devem fazer bloqueio preventivo de chamadas de telemarketing a pedido do consumidor, mas ainda não foi divulgado como isso será feito.

 

## Um pedido do DTIBR à sua comunidade: Dessa vez queremos a opinião do nosso público. O Centro DTIBR decidiu abrir este espaço para escutar você e entender sua opinião sobre a construção de uma nova identidade visual. Formulamos breves perguntas sobre a nossa marca e nossa identidade visual e contamos com sua ajuda para aprofundar na análise da imagem transmitida pelo Centro. Avisamos que as respostas são anônimas e não haverá o tratamento de dados pessoais. Apenas queremos saber sua opinião.

Este é o link:

 

bottom of page