LAW WITHOUT WALLS

LWOW 2021

http://lawwithoutwalls.org/

O que é o LWOW?

 

LawWithoutWalls – LWOW é um programa mundialmente famoso de capacitação organizado pela Universidade de Miami e direcionado a estudantes de Direito, Economia e Administração, projetado para desenvolver e aprimorar em seus participantes habilidades para inovar no ensino ou na prática do Direito, criando produtos e serviços disruptivos, que sejam socialmente relevantes e mercadologicamente viáveis.

​Após um rigoroso processo de seleção, os alunos admitidos, provenientes de algumas das melhores universidades do mundo, são reunidos numa equipe multidisciplinar e multicultural (normalmente com apenas 1 participante de cada país). Ao longo de 4 meses (de janeiro a abril de 2021), cada equipe será orientada por mentores empreendedores, acadêmicos e profissionais de destaque com o objetivo de propor soluções concretas para uma dor no ensino ou na prática do Direito.

 

Durante esse período, os participantes deverão se reunir semanalmente por videoconferência (em plataforma específica, disponibilizada pela Organização do LWOW) e participar de webinars com alguns dos principais nomes mundiais do empreendedorismo jurídico.

O participante contará com o acompanhamento personalizado da Organização do LWOW para desenvolver uma solução completa ao problema proposto, possibilitando a construção de um produto ou serviço inovador e viável para implementação. O programa perpassa por diversas etapas, tais como, mas não somente:

  • Identificação e delimitação do problema (“dor de mercado”);

  • Definição do público-alvo;

  • Mapeamento de concorrentes;

  • Análise da viabilidade econômico-financeira;

  • Estratégias de marketing;

  • Análise do ambiente regulatório; e

  • Prototipação e elaboração de pitch.

 

Em síntese: o LWOW não é um simples hackathon.

É um programa avançado de capacitação para o empreendedorismo no âmbito jurídico que, além de contar com um corpo docente extremamente qualificado, traz ainda desafios concretos para desenvolvimentos de projetos.

 

O LWOW vem, há mais de uma década, mudando a vida e a forma de pensar dos estudantes ao redor do mundo. Confira alguns depoimentos aqui.

Gostou da oportunidade? Você pode ter acesso a ela de graça!

Isso porque desde 2018, o Centro DTIBR seleciona estudantes brasileiros e custeia 100% de sua participação no LWOW! Faremos isso novamente em 2021, custeando 01 (uma) vaga na modalidade LWOW X (100% online), no valor de USD 500.00 (quinhentos dólares).

Pré-requisitos

Para concorrer, é preciso preencher, cumulativamente, os seguintes pré-requisitos:

  • Preencher o formulário de inscrição, conforme instruções do tópico abaixo.

  • Seguir o Centro DTIBR nas seguintes mídias sociais (todas elas): InstagramFacebook, e LinkedIn.

  • Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em Curso de Direito, Economia ou Administração no Brasil, a partir do 5º período do curso, em curso classificado com nota 5 pelo MEC (nota máxima, tal como exigido pela Organização do LWOW – top universities).

  • Ter fluência na conversação em inglês. Não é preciso apresentar comprovante de proficiência no idioma, basta ter fluência na conversação.

  • Disponibilidade para participar de todas as atividades do Programa (online), com dedicação semanal aproximada de 08h, conforme calendário do programa.

  • Disponibilidade para participar dos Workshops com duração de 4h cada, nos dias 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, além de investimento de tempo para efetivamente se engajar com a sua equipe até abril, quando ocorrerão as apresentações finais de todas as equipes do programa.

  • Espírito empreendedor e interesse pela área de Direito, Tecnologia e Inovação. Bem como profissionalismo, comprometimento e dedicação para interagir em equipe durante todo o programa. Lembre-se: caso aprovado(a), você não representará apenas o Centro DTIBR ou a sua Faculdade numa importante competição internacional: representará também o Brasil!

Processo Seletivo

processo de seleção ocorrerá conforme instruções a seguir:

  • O primeiro passo é que o(a) interessado(a) preencha o formulário de inscrição disponível aqui, informando todos os dados nele solicitados, até o dia 30.09.2020.

  • Ao preencher esse formulário, o(a) interessado(a) deve informar, no campo adequado, o link de acesso a uma pasta compartilhada por meio de plataforma em nuvem, de sua preferência (Google Drive, One Drive, Dropbox, etc), autorizando que ela seja acessada a partir do e-mail “centrodtibr@gmail.com”.

  • Nessa pasta compartilhada o(a) próprio(a) interessado(a) deverá ter, previamente, disponibilizado os seguintes documentos:

    • 1) comprovante de matrícula ou documento equivalente e histórico escolar;

    • 2) um vídeo de no máximo 2 minutos, em inglês, no qual você mesmo(a) deve mencionar onde vive, o que estuda, porque deseja participar do LWOW, quais são as suas habilidades e como você pode contribuir para o programa, bem como se tem algum talento além da sua área de atuação (ex: habilidades de canto, dança, programação, edição de vídeos, etc). Ou seja, resumir sua história de vida e porque você se destaca entre os(as) candidatos(as). Seja bastante criativo(a)! Antes de gravar seu vídeo, confira exemplos de como outros candidatos(as) fizeram neste link. Em especial, veja aqui o vídeo de nossa última participante.

 

A Equipe do Centro DTIBR fará a análise desse material e selecionará até 10 (dez) participantes, que receberão uma carta de recomendação por e-mail, até o dia 08.10.2020. O resultado da seleção será também publicado nas mídias do Centro DTIBR.

De posse da carta de recomendação, os(as) participantes selecionados(as) deverão inscrever-se diretamente no site do LWOW (neste link), apresentando toda a documentação complementar necessária, inclusive a carta de recomendação do Centro DTIBR, impreterivelmente até o dia 15.10.2020. Recomendamos que todos os interessados abram o formulário exigido pela Organização e preparem suas respostas com antecedência, inclusive antes da divulgação do resultado final do processo seletivo realizado pelo Centro DTIBR. Competirá à direção mundial do LWOW selecionar o(a) candidato(a) que participará do programa, 100% patrocinado pelo DTIBR, representando o Brasil.

Seleção DTIBR 

O processo de seleção será feito pelo Centro DTIBR, conforme instruções e requisitos desta página.

Carta de recomendação

O aluno selecionado ganhará uma carta de recomendação do Centro DTIBR, com o qual poderá realizar a inscrição no site LWOW.

Site LWOW

A inscrição no site LWOW é de total responsabilidade do aluno e é condição necessária para o recebimento do patrocínio. 

Patrocínio

O patrocínio da taxa de inscrição de $500 só  será dado ao aluno que for selecionado pelo Centro DTIBR e fizer sua inscrição dentro do prazo no site do LWOW

Avisos Finais

A não observância de qualquer pré-requisito ou de qualquer fase do processo de seleção implica desclassificação automática do(a) participante.

Em caso de desistência após ter sido selecionado, abandono do programa ou desempenho insatisfatório, o(a) participante deverá restituir ao Centro DTIBR, integral e imediatamente, por meio de transferência bancária eletrônica, os valores pagos para custear sua participação no LWOW, no importe de USD 500.00 (quinhentos dólares), conforme o câmbio do dia da efetiva restituição, sendo que a inscrição para participar do programa serve como prova de sua ciência inequívoca e irretratável quanto a todos os requisitos, termos e condições arrolados neste documento.

FAQ (Perguntas Frequentes)

1. O que é o LWOW?

LawWithoutWalls – LWOW é um programa mundialmente famoso de capacitação organizado pela Universidade de Miami e projetado para desenvolver e aprimorar em seus participantes habilidades para inovar no ensino ou na prática do Direito, criando produtos e serviços disruptivos, que sejam socialmente relevantes e mercadologicamente viáveis.

2. Quanto tempo dura o programa?

A edição de 2021 terá início em janeiro e as apresentações finais ocorrerão em abril. Entre janeiro e fevereiro os(as) participantes terão acesso a 4 workshops com duração de 4h cada, cuja participação é indispensável.

 

3. Para me inscrever, preciso estar matriculado em algum curso superior?

 

Sim! É pré-requisito indispensável a matrícula em curso superior de Faculdade de Direito, Economia ou Administração reconhecida e avaliada pelo MEC com nota 5. Indispensável também estar regularmente matriculado pelo menos no 5º período do curso.

 

4. Preciso falar inglês para me candidatar ao programa?

 

Sim! Como as equipes são internacionais, a boa comunicação com os demais participantes e mentores, bem como o acompanhamento dos workshops depende de um bom nível de inglês. Não é necessário, no entanto, apresentar certificado oficial. Basta ter fluência no idioma.

 

5. Meu vídeo pode ter mais do que 2 minutos?

 

Não! Vídeos com duração superior a 2 minutos não serão considerados no processo seletivo. É importante seguir todas as regras, inclusive esta. :-)

 

6. Meu vídeo deve ser em inglês ou pode ser em português?

 

O vídeo enviado ao Centro DTIBR deverá ser em inglês. Além disso, os(as) participantes selecionados(as) pelo Centro deverão enviar um vídeo em formato similar à Organização do LWOW, podendo aproveitar o material já elaborado, caso queiram. Se houver dúvidas sobre os elementos que devem estar presentes no seu vídeo leia as instruções na página oficial do LWOW.

7. Preciso ter experiência em hackathon para me inscrever?

 

Não! São muito bem-vindos estudantes curiosos, engajados, interessados em tecnologia e inovação no Direito, independentemente de experiências anteriores em eventos similares. O que se busca é profissionalismo, ética e engajamento.

8. Se eu for selecionado(a) pelo DTIBR, mas não me classificar em primeiro lugar, ainda assim posso participar do LWOW?

Sim! A primeira fase do processo de seleção, feita pelo Centro DTIBR, sinaliza que a pessoa tem totais condições de participar do LWOW. Caso você seja aprovado(a) pelo DTIBR, mas não se classifique dentro do limite de vagas que patrocinamos, você poderá participar do LWOW desde que: a) custeie sua própria inscrição; e b) a organização mundial do LWOW nos autorize a oferecer mais vagas (o que normalmente acontece, porque temos um ótimo relacionamento institucional).

Centro DTIBR - Direito, Tecnologia e Inovação

Avenida João Pinheiro, 146, 10º andar, Lourdes

Belo Horizonte/MG, Brasil

CEP 30.130-927

CNPJ 32.727.924/0001-80

Clique aqui para nossa localização