ter., 14 de ago.

|

Belo Horizonte

UFMG é Pioneira no Brasil em Disciplina de Inteligência Artificial no Direito

I’m an event title. Click here to open up the Event Editor and change my text.

Registration is Closed
See other events
UFMG é Pioneira no Brasil em Disciplina de Inteligência Artificial no Direito

Horário e local

14 de ago. de 2018 07:14 – 11:14

Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil

Sobre o evento

A Universidade Federal de Minas Gerais demonstrou, mais uma vez, sua posição de vanguarda com a oferta da inédita disciplina de Pós-Graduação stricto sensu sobre o tema “Inteligência Artificial no Direito” (AI and the Law), no primeiro semestre de 2018.

Ministrada pelos professores Leonardo Parentoni e Renato Cardoso e contando com a presença do máximo regimentalmente admitido de alunos regulares, além de inúmeros outros profissionais e pesquisadores de diversos locais do país, com distintas formações, a disciplina abordou as principais questões jurídicas do tema, ao longo de 5 meses. Os tópicos estudados vão desde o conceito de inteligência humana segundo as mais modernas correntes da filosofia e da neurociência, o conceito técnico de inteligência artificial e suas várias espécies, até aspectos relacionados à responsabilidade civil, questões concorrenciais, proteção jurídica de obras criadas por inteligência artificial, transparência e papel do Estado, culminando com o estudo das principais propostas regulatórias em curso, no âmbito dos Estados Unidos da América, Reino Unido, União Europeia e China.

A bibliografia foi integralmente em idioma estrangeiro, muito semelhante à do curso “The Ethics and Governance of Artificial Intelligence”, da Faculdade de Direito de Harvard, lecionada paralelamente.

O curso contou com a participação especial do Professor Ryan Calo, da University of Washington School of Law, um dos maiores expoentes mundiais no tema.

Compartilhe este evento