Centro DTIBR - Direito, Tecnologia e Inovação

Avenida João Pinheiro, 146, 10º andar, Lourdes

Belo Horizonte/MG, Brasil

CEP 30.130-927

CNPJ 32.727.924/0001-80

Clique aqui para nossa localização

Tel:  +55 31 3010-1804

Email: centrodtibr@gmail.com

CEPEL

Centro de Pesquisa Empírica Legal

À Comunidade,

O CEPEL, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Direito, Tecnologia e Inovação – DTI UFMG, divulga a lista dos candidatos selecionados para a 1ª etapa do projeto intitulado “Acordos de Acionistas no Brasil: Panorama Empírico”, conforme edital divulgado no dia 29/10:

 

ANA PAULA SIMÕES ANDRADE

CARLOS HENRIQUE ALMEIDA SALGADO

GIULYA CARVALHO DE ALMEIDA

JOÃO VITOR ORDONES

LUCAS MESQUITA FERNANDES

SILAS TADEU DE CASTRO MARTINS

WESLEY MARCELO SOUTO VARGAS

 

O início dos trabalhos do grupo está previsto para o próximo dia 13/11, terça-feira. Os candidatos selecionados receberão informações complementares por email.

 

O CEPEL agradece todos os participantes do processo seletivo e informa que manterá o cadastro dos candidatos não selecionados para esta etapa, com prioridade para demais projetos, conforme divulgado no edital.

 

Esperamos divulgar em breve os resultados da pesquisa para toda a comunidade acadêmica!

 

Atenciosamente,

Equipe CEPEL

O CEPEL – Centro de Pesquisa Empírica Legal é um centro de pesquisa independente, que se propõe ao desenvolvimento de projetos acadêmicos com foco em estudos empíricos em direito (ou Empirical Legal Studies - ELS).

 

Desde a década de 1990, o ELS vem crescendo em movimento que busca congregar o direito com as ciências sociais. É tamanha a sua importância, que o ELS é atualmente visto como uma “sub-área” interdisciplinar do direito, tal qual a análise econômica do direito, sociologia jurídica e tantas outras. No contexto de novas tecnologias e do desenvolvimento da inteligência artificial, os estudos no campo do ELS estão tomando nova proporção e demandando cada vez mais, de acadêmicos e juristas, habilidades para lidar com tais tecnologias na extração e análise de dados.

 

O CEPEL inaugura os seus trabalhos neste ano de 2018, com uma parceria com o Grupo de Pesquisa em Direito, Tecnologia e Inovação – DTI UFMG, para promover a primeira pesquisa empírica com a utilização de ferramenta com base tecnológica em inteligência artificial. Este projeto intitulado “Acordos de Acionistas no Brasil: Panorama Empírico” possui o objetivo de realizar pesquisa empírica nos acordos de acionistas das companhias abertas brasileiras, para elaboração de base de dados que irá suportar artigos e trabalhos acadêmicos dos pesquisadores integrantes do projeto. O objetivo é também promover debates junto ao DTI, acerca do uso da inteligência artificial na prática, desafios da tecnologia e qualidade de resultados em comparação com técnicas tradicionais de extração de dados.

 

Está aberto o PROCESSO SELETIVO de pesquisadores para a 1ª etapa do projeto que terá duração aproximada de 1 mês, entre os meses de novembro e dezembro de 2018.

 

Os selecionados para o projeto terão as seguintes vantagens:

  • Capacitação em utilização de ferramenta de base em inteligência artificial.

  • Suporte no desenvolvimento de linhas individuais de pesquisa para projetos de iniciação científica e suporte para submissão de trabalhos ao CNPq.

  • Acesso aos dados produzidos e compilados ao final dos trabalhos para uso comprovadamente pessoal e acadêmico, não profissional.

  • Possibilidade de permanência no projeto a médio/longo prazo para participação em publicação coletiva em livro próprio, de coordenação do CEPEL.

  • Prioridade na seleção para novos projetos do CEPEL envolvendo o uso de inteligência artificial na pesquisa empírica em direito.

 

Também será avaliada a possibilidade de emissão de certificado para validação de horas de atividades complementares de graduação, a ser concedido pelo DTI.

 

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma eletrônica mediante o envio de um e-mail para o endereço eletrônico contato@appriori.com.br até o dia 6/11/2018 que deve conter:

 

  • Currículo Lattes ou vitae do candidato.

  • Breve descrição da motivação para participar do projeto, que demonstre o cumprimento dos critérios estabelecidos no item 5 do edital.

  • Comprovação do atendimento à disciplina relativa às sociedades anônimas, se aluno de período inferior ao 5º. É válido comprovante gerado pelo site da faculdade.

 

O resultado final será divulgado até o dia 9/11/2018 nos e-mails eletrônicos dos candidatos e publicado no sítio eletrônico https://www.dtibr.com/.

Para maiores informações, acesse o edital completo abaixo.